terça-feira, 12 de abril de 2011

Reeducação Alimentar

É possível ficar de bem com a balança e ter uma vida normal, sem deixar de consumir os alimentos que gosta. Com simples mudanças de hábitos, podemos fazer uma reeducação alimentar e ter uma vida mais saudável. O importante é aprender a consumir os alimentos de uma forma equilibrada e sem exageros.
Pessoas que possuem hábitos alimentares errados, horários desregulados para as refeições e consomem alimentos nada saudáveis exageradamente, ficam com o organismo desestabilizado. Isso acaba prejudicando a saúde, podendo ocasionar problemas como colesterol, hipertensão e até mesmo o sobrepeso. Mas para evitar o surgimento destes problemas, a mudança dos hábitos alimentares e certos comportamentos devem ser feitos imediatamente com uma reeducação.

O que é Reeducação Alimentar?

É adotar uma rotina regular, obedecendo aos horários corretos das refeições e controlar certos vícios e exageros. Além de melhorar a qualidade de vida e a saúde, reeducar os hábitos alimentares ajuda a perder os quilinhos extras e fugir daquele engorda-emagrece provocado pelo efeito sanfona.
Mais para ter um bom resultado, o processo deve ser acompanho por um Nutricionista, pois para cada pessoa há uma forma diferente de alimentação.

Como devo fazer?

O médico especialista passará as informações das mudanças de acordo com seu hábito de vida, mas veja algumas dicas que você já pode fazer agora.

* O intervalo ideal entre uma refeição e outra é de aproximadamente 3 horas e o número de refeições deverá ser de 6 ao dia.
* Abuse das fibras, verduras, legumes, alimentos integrais e frutas. Dê preferência às frutas inteiras e com bagaço. Elas contém mais fibras e assimila melhor os nutrientes.
* Cuidado com o excesso de frituras e doces.
* Coma sempre em pouca quantidade e de preferência utilize um cardápio variado.
* Exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Fica a dica

Não é preciso apenas comer frutas, verduras e legumes. Podemos comer tudo o que desejamos, mas de uma forma controlada e em pequenas porções.

Nenhum comentário: